quinta-feira, 12 de junho de 2008

Olha o trem!


Vinte e cinco mil! Esse é o número de pessoas que o Metrofor, responsável pela manutenção dos trens que circulam em Fortaleza e na Região Metropolitana, estima que circulam, todos os dias, pela Estação Central Professor João Felipe. Ícone do patrimônio cultural cearense, a estação foi inaugurada no dia 9 de junho de 1880. O prédio, Patrimônio Histórico da União, tombado e conservado, fica localizado na Praça Castro Carreiro que, com o tempo, viria a perder sua identidade original e passaria a ser chamada apenas de Praça da Estação. A Estação funciona diariamente, a partir das 5 horas e 35 minutos. Esse funcionamento se dá em dois sentidos: Linha Sul e Linha Oeste. A linha Sul vai até a Vila das Flores, no município de Pacatuba, já a linha Oeste vai até Caucaia.
Cada viagem, uma surpresa. E o ponto de encontro é sempre a estação. Daniel Alves de Sousa, maquinista há 18 anos, conta que é possível encontrar todos os tipos de passageiros em uma única viagem. “Lembro bem da Dona Dorinha que sempre vinha da Caucaia comprar tapete ali na Emcetur. Era uma figura. Sempre vinha no meu horário, no primeiro vagão”, conta o maquinista. Assim como a passageira de Daniel, Seu Nelson Xavier também usa o trem diariamente. Vendedor há 8 anos em uma loja de sapatos, ele utiliza o transporte para chegar ao trabalho. Morador do Padre Andrade, Xavier comenta que o trem é o seu transporte favorito por conta do baixo custo. “Se eu vier de ônibus todo dia, não há dinheiro que chegue”, diz o vendedor. Apesar de suas limitações, a passagem mais barata ainda é um atrativo para os usuários do transporte público. E, afinal, não é todo mundo que tem a possibilidade de economizar e ainda transitar por um patrimônio histórico todos os dias.

Você confere também essa matéria no Correio de Dar-Shan e no Luxo, Poder e Riqueza.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Google facilita trabalho de usuários


Que ele já faz parte da nossa vida, ninguém duvida! E Rogério Dantas Júnior não foge à regra quando o assunto é o Google. Aos 23 anos, o Web Designer já utiliza o site há mais de sete. Antes mesmo de pensar em trabalhar na área, Rogério já utilizava várias ferramentas do site que, hoje, é considerado, por muitos, um santo. Além do Orkut e do Gmail, o Web Designer também faz uso de outras ferramentas que agilizam o seu trabalho e afirma que o Google é a empresa mais completa da atualidade.


Há quanto tempo você utiliza o Google?
Já faz um tempo. Mas, há uns sete anos, ou um pouco mais, comecei a usar de modo mais consciente, atento às novidades, às novas ferramentas.

Por que você escolheu utilizar o Google?
Primeiro, pela riqueza de conteúdo. Estando no Google, é possível encontrar soluções para quase tudo. Depois, pela praticidade e pela confiabilidade.

Quais são os serviços que você mais usa além da ferramenta de busca?
Os que eu mais uso são: Orkut, Gmail, Google Talk, Google Analytics, Google Adsense e Google Earth.

Como essas ferramentas do Google agilizam o seu trabalho?

Bem, o Orkut é um site de relacionamento então acaba contribuindo bastante para fazer um networking. O Gmail é um e-mail gratuito que, além de tudo, possui o maior espaço para armazenamento de dados disponível no mercado. O Google Talk é um ambiente de mensagem on-line super prático. Para fazer relatórios precisos do número de acessos nas páginas da web, eu uso o Google Analytics. Outro muito bacana é o Google Adsense. É super útil para fazer publicidade e na web. E o Google Earth que é ideal para fazer mapeamento das cidades e rotas. Facilita muito a vida.

Com que freqüência você as utiliza?
Utilizo diariamente!

Qual(is) a(s) principal(is) diferença(s) que você percebe entre o Google e outros sites como Cadê e Alta Vista?
Acho que a diferença mais marcante é a maneira como o Google cataloga e permite fazer buscas nos seus servidores de arquivos.

Você tem conhecimento de novas tecnologias que estão sendo lançadas pelo Google ou que sejam do mesmo estilo?
Para ser honesto, até o momento desconheço novas tecnologias. Mas, se não têm ainda, não vão demorar muito a apresentar alguma para os usuários. Sempre trazem novidades.

Do que você sente falta no Google ou acha que poderia ser melhorado?
Até agora, tenho a convicção de que o Google é a empresa de tecnologias mais completa do mercado.

Na sua opinião, qual a contribuição do Google para os usuários?
Torna a internet mais acessível a todos os tipos de usuários, tornando a informação algo mais próximo de todos.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jogos interativos no celular


Os jogos interativos surgem como uma novidade proporcionada pelos serviços de telefonia móvel. A nova tecnologia dos celulares permite aos seus usuários misturarem diversos elementos midiáticos. Os primeiros jogos a serem disponibilizados via SMS pela Takenet (empresa brasileira que trabalha com novas tecnologias para as operadoras de celular) foram Jogo da Velha, Batalha Naval e Forca. Através desse sistema é possível convidar outros usuários pelo SMS a participarem do jogo.


Segundo o web design, Júnior Dantas, 23, a tecnologia do celular está crescendo a cada dia e torna o jogo mais viciante e envolvente. O celular tornou-se um aparelho multimídia portátil que propicia ao usuário inúmeros recursos desde simples jogos até a videotelefonia.
Os jogos são criados a partir dos SMS enviados para a operadora, assim um jogador que deseja convidar outro pode enviar o número do seu celular através de mensagem. De acordo com o auxiliar administrativo, Ítalo Ramalho, 22, os jogos interativos são bastante interessantes porque estimulam a competição entre os jogadores.

O fato é que o celular deixou de ser um simples aparelho para fazer ligações e tornou-se uma ferramenta de comunicação importante na atualidade, promovendo maior interação entre os usuários através de recursos como o chat. Com a convergência midiática, a tecnologia passou a permitir a acessibilidade entre indivíduos e isso se reflete em objetos do nosso cotidiano como o celular.

terça-feira, 25 de março de 2008

web 2.0: Novo modelo de interação


Web 2.0 : Novo modelo de interação

A web 2.0 surgiu como uma maneira de promover maior interação entre o usuário e a internet. Através desse novo conceito é possível ao internauta publicar e trocar informações sobre qualquer assunto. Ele deixa de ser apenas um receptor e passa a atuar ativamente no processo de construção da notícia.

Um exemplo claro dessa interação é o site de notícias OverMundo, nele é feito um trabalho colaborativo na construção do material a ser publicado. O usuário pode intervir na produção e edição do seu material. O site OverMundo foi criado pelo Núcleo de Idéias Movimento (Alexandre Youssef, Hermano Vianna, Marcelo Zacchi e Ronaldo Lemos) e recebe patrocínio da Petrobrás.

É um site que aborda assuntos relacionados à cultura brasileira e que faz uso da licença Creative Comans, que permite aos usuários utilizarem produções artísticas com a condição de não serem utilizadas para fins comerciais. No site existem algumas normas a serem seguidas para a publicação do material. Primeiro é necessário fazer o cadastro, que é gratuito. Em seguida envia-se o material que passará por uma edição, onde outros usuários poderão intervir naquele conteúdo. Depois haverá uma votação que decidirá qual matéria será publicada. Assim, todo o material do site é aprovado de forma democrática sendo feita uma filtragem de conteúdo pelos dos próprios usuários.

A web 2.0 surge como uma importante ferramenta na formação de um conteúdo produzido por todos e para todos, quebrando a antiga estrutura unidirecional da comunicação. E o site OverMundo é um exemplo dessa nova realidade.

terça-feira, 11 de março de 2008

A credibilidade na construção da notícia

O blog é uma ferramenta muito utilizada atualmente. No início apresentou caráter de “diário virtual”, mas com o tempo os usuários começaram a disponibilizar seus textos na rede. A partir daí cada vez mais pessoas expunham suas opiniões sobre as questões mais discutidas no momento.
Como todo ambiente onde várias informações são disponibilizadas, os blogs apresentam material bom e ruim, conteúdos produzidos por profissionais e amadores. A questão é que através dos blogs as pessoas começaram a ter uma interação cada vez maior com a notícia. Nesse contexto de inserção do usuário em portais de notícias, questiona-se o conceito da credibilidade, pois, a internet possibilita a todos publicarem suas opiniões desde que tenham um conhecimento básico para fazê-lo. Então eis a questão: Toda informação contida nos blogs é passível de credibilidade?
O fato é que credibilidade se conquista através de informações bem apuradas, por isso é comum que haja desconfiança sobre a procedência de informações fornecidas por alguns blogs, pois, muitas vezes o usuário publica apenas a sua visão sobre determinado assunto, sem checar a veracidade dos fatos. Tal questionamento é de grande relevância uma vez que o blog se tornou uma ferramenta para produzir um novo gênero jornalístico. Tamanha interatividade proporcionada pela internet faz do leitor um importante colaborador no processo de produção da notícia. O jornalista já não possui o monopólio da informação, o leitor, expõe seu ponto de vista sobre tudo àquilo que é produzido.
O blog é uma “via de mão dupla” para a comunicação. A notícia é comentada sob diversos ângulos e opiniões, isso enriquece o modo de fazer jornalismo. Assim é imprescindível conscientizar os blogueiros da importância de fazer bom uso desse espaço, sabendo que da veracidade do conteúdo publicado dependerá a confiança dos leitores em geral.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ronda em todos os bairros


Com o lançamento de novas 15 áreas operacionais, o Programa Ronda do Quarteirão passará a atender em todos os bairros da Capital.
O lançamento oficial será amanhã às 20 horas, no Montese. Haverá uma ampliação do número de equipes que atuam na capital, de 76 para 91. Além disso cinco novas áreas operacionais deverão ser lançadas nos municípios de Caucaia e Maracanaú.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) o objetivo é criar 122 áreas operacionais de atuação do Programa para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Através dessas medidas 85% do total será coberto, sobrando ainda 20% áreas.
A atuação das equipes do Ronda têm aumentado o número de presos, superlotando os presídios. Com isso há a pretensão de criar uma delegacia específica para atender as ocorrências geradas pelo programa. O Coordenador do Ronda do Quarteirão, Joel Brasil afirma que a data para a inauguração da delegacia ainda não foi definida, pois, a polícia aguarda a chegada dos equipamentos para começar as operações.
A partir deste ano a SSPDC aumentará o Ronda para todas as cidades que formam a Região Metropolitana de Fortaleza e mais oito municípios do Interior. (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Cratéus, Iguatu, Itapipoca, Sobral e Canindé). Foram disponibilizados pelo Governo Federal R$ 14,5 milhões para a ampliação do programa. O Governo do Estado contribuirá com 10% desse valor.
De acordo com o deputado estadual Nelson Martins, líder do Governo na Assembléia Legislativa será lançado um edital de concurso público até o fim do mês. Através do concurso serão contratados 2 mil policiais militares (1 mil para a Capital e 1mil para o Interior).

Ronda em todos os bairros