terça-feira, 11 de março de 2008

A credibilidade na construção da notícia

O blog é uma ferramenta muito utilizada atualmente. No início apresentou caráter de “diário virtual”, mas com o tempo os usuários começaram a disponibilizar seus textos na rede. A partir daí cada vez mais pessoas expunham suas opiniões sobre as questões mais discutidas no momento.
Como todo ambiente onde várias informações são disponibilizadas, os blogs apresentam material bom e ruim, conteúdos produzidos por profissionais e amadores. A questão é que através dos blogs as pessoas começaram a ter uma interação cada vez maior com a notícia. Nesse contexto de inserção do usuário em portais de notícias, questiona-se o conceito da credibilidade, pois, a internet possibilita a todos publicarem suas opiniões desde que tenham um conhecimento básico para fazê-lo. Então eis a questão: Toda informação contida nos blogs é passível de credibilidade?
O fato é que credibilidade se conquista através de informações bem apuradas, por isso é comum que haja desconfiança sobre a procedência de informações fornecidas por alguns blogs, pois, muitas vezes o usuário publica apenas a sua visão sobre determinado assunto, sem checar a veracidade dos fatos. Tal questionamento é de grande relevância uma vez que o blog se tornou uma ferramenta para produzir um novo gênero jornalístico. Tamanha interatividade proporcionada pela internet faz do leitor um importante colaborador no processo de produção da notícia. O jornalista já não possui o monopólio da informação, o leitor, expõe seu ponto de vista sobre tudo àquilo que é produzido.
O blog é uma “via de mão dupla” para a comunicação. A notícia é comentada sob diversos ângulos e opiniões, isso enriquece o modo de fazer jornalismo. Assim é imprescindível conscientizar os blogueiros da importância de fazer bom uso desse espaço, sabendo que da veracidade do conteúdo publicado dependerá a confiança dos leitores em geral.

Um comentário:

Rachel Lorrayne disse...

Gostei do seu texto, Talita. Concordo, principalmente, com as suas observações quanto a credibilidade do conteúdo dos blogs e da responsabilidade que os blogueiros devem ter ao se utilizarem do espaço.
Senti falta, porém, de links e exemplos de blogs. Creio que a utilização desses exemplos teria casado muito bem com seu texto.
Boa sorte nos outros textos.