terça-feira, 29 de abril de 2008

Google facilita trabalho de usuários


Que ele já faz parte da nossa vida, ninguém duvida! E Rogério Dantas Júnior não foge à regra quando o assunto é o Google. Aos 23 anos, o Web Designer já utiliza o site há mais de sete. Antes mesmo de pensar em trabalhar na área, Rogério já utilizava várias ferramentas do site que, hoje, é considerado, por muitos, um santo. Além do Orkut e do Gmail, o Web Designer também faz uso de outras ferramentas que agilizam o seu trabalho e afirma que o Google é a empresa mais completa da atualidade.


Há quanto tempo você utiliza o Google?
Já faz um tempo. Mas, há uns sete anos, ou um pouco mais, comecei a usar de modo mais consciente, atento às novidades, às novas ferramentas.

Por que você escolheu utilizar o Google?
Primeiro, pela riqueza de conteúdo. Estando no Google, é possível encontrar soluções para quase tudo. Depois, pela praticidade e pela confiabilidade.

Quais são os serviços que você mais usa além da ferramenta de busca?
Os que eu mais uso são: Orkut, Gmail, Google Talk, Google Analytics, Google Adsense e Google Earth.

Como essas ferramentas do Google agilizam o seu trabalho?

Bem, o Orkut é um site de relacionamento então acaba contribuindo bastante para fazer um networking. O Gmail é um e-mail gratuito que, além de tudo, possui o maior espaço para armazenamento de dados disponível no mercado. O Google Talk é um ambiente de mensagem on-line super prático. Para fazer relatórios precisos do número de acessos nas páginas da web, eu uso o Google Analytics. Outro muito bacana é o Google Adsense. É super útil para fazer publicidade e na web. E o Google Earth que é ideal para fazer mapeamento das cidades e rotas. Facilita muito a vida.

Com que freqüência você as utiliza?
Utilizo diariamente!

Qual(is) a(s) principal(is) diferença(s) que você percebe entre o Google e outros sites como Cadê e Alta Vista?
Acho que a diferença mais marcante é a maneira como o Google cataloga e permite fazer buscas nos seus servidores de arquivos.

Você tem conhecimento de novas tecnologias que estão sendo lançadas pelo Google ou que sejam do mesmo estilo?
Para ser honesto, até o momento desconheço novas tecnologias. Mas, se não têm ainda, não vão demorar muito a apresentar alguma para os usuários. Sempre trazem novidades.

Do que você sente falta no Google ou acha que poderia ser melhorado?
Até agora, tenho a convicção de que o Google é a empresa de tecnologias mais completa do mercado.

Na sua opinião, qual a contribuição do Google para os usuários?
Torna a internet mais acessível a todos os tipos de usuários, tornando a informação algo mais próximo de todos.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jogos interativos no celular


Os jogos interativos surgem como uma novidade proporcionada pelos serviços de telefonia móvel. A nova tecnologia dos celulares permite aos seus usuários misturarem diversos elementos midiáticos. Os primeiros jogos a serem disponibilizados via SMS pela Takenet (empresa brasileira que trabalha com novas tecnologias para as operadoras de celular) foram Jogo da Velha, Batalha Naval e Forca. Através desse sistema é possível convidar outros usuários pelo SMS a participarem do jogo.


Segundo o web design, Júnior Dantas, 23, a tecnologia do celular está crescendo a cada dia e torna o jogo mais viciante e envolvente. O celular tornou-se um aparelho multimídia portátil que propicia ao usuário inúmeros recursos desde simples jogos até a videotelefonia.
Os jogos são criados a partir dos SMS enviados para a operadora, assim um jogador que deseja convidar outro pode enviar o número do seu celular através de mensagem. De acordo com o auxiliar administrativo, Ítalo Ramalho, 22, os jogos interativos são bastante interessantes porque estimulam a competição entre os jogadores.

O fato é que o celular deixou de ser um simples aparelho para fazer ligações e tornou-se uma ferramenta de comunicação importante na atualidade, promovendo maior interação entre os usuários através de recursos como o chat. Com a convergência midiática, a tecnologia passou a permitir a acessibilidade entre indivíduos e isso se reflete em objetos do nosso cotidiano como o celular.